Posted by : Unknown terça-feira, 18 de março de 2014

Jogador nº 1
Jogador Número 1 - Ernest Cline

Jogador número 1 - Ernest Cline [Sinopse]


Cinco estranhos e uma coisa em comum: a caça ao tesouro. Achar as pistas nesta guerra definirá o destino da humanidade.
Em um futuro não muito distante, as pessoas abriram mão da vida real para viver em uma plataforma chamada Oasis. Neste mundo distópico, pistas são deixadas pelo criador do programa e quem achá-las herdará toda a sua fortuna.
Como a maior parte da humanidade, o jovem Wade Watts escapa de sua miséria em Oasis. Mas ter achado a primeira pista para o tesouro deixou sua vida bastante complicada. De repente, parece que o mundo inteiro acompanha seus passos, e outros competidores se juntam à caçada. Só ele sabe onde encontrar as outras pistas: filmes, séries e músicas de uma época que o mundo era um bom lugar para viver. Para Wade, o que resta é vencer – pois esta é a única chance de sobrevivência.
A vida, os perigos, e o amor agora estão mais reais do que nunca.

Jogador número um é um livro que vou ter certeza que sempre terei comigo pro resto da vida. Desde o lançamento há algum tempo atrás eu tive vontade de ler na hora, principalmente por se tratar de um mundo de jogos digitais e isso é algo que me atrai de forma imensa. Porém, contudo, entretanto, na época eu estava cheio de outros afazeres (e uma lista enorme de livros) e acabei deixando para a próxima.

Eis que algumas pessoas do meu círculo de amizades começaram a ler o livro, e diziam ser bom. Como eu queria lê-lo de qualquer forma, achei que esse fosse o momento certo. E de fato era. Me arrependo de não ter lido ele antes, porque é um livro maravilhoso que todas as pessoas deveriam ler. Há referências constante a cultura dos anos 80, e é basicamente nisso que gira a história. MAS RELAXE! Você não precisa ser um grande conhecer da década de 80. Eu mesmo sabia pouca coisa – pra não falar que sabia nada – e mesmo assim consegui aproveitar muito bem a maravilhosa história por trás de jogador número um.
Há um romance, que não é o foco, há cenas de ação de tirar o fôlego, referências ótimas e uma originalidade que está cada vez mais escassa no mercado. Eu particularmente, nunca li nada como Jogador Número 1, e pessoalmente, espero que muitas outras pessoas leiam este livro.

Aliás este é outro ponto interessante a se falar. A Warner já comprou os direitos do livro para o lançamento de um filme. E é aí que eu tenho um pouco de medo. É um filme. E é um livro grande. Teremos filmes divididos, ou teremos um filme enorme ou teremos uma grande decepção. Porque o livro é médio para grande (464 páginas) e não acho que em um único filme de uma hora e meia ou duas horas, seria suficiente pra abranger toda a vastidão do livro que às vezes muda o ritmo de forma que se torna quase irreconhecível, porém não menos interessante.

Se você gosta dos anos 80: leia Jogador Número 1. Se você gosta de jogos online: leia Jogador Número 1. Se você gosta de livros maravilhosos: Por favor, vá correndo ler Jogador Número 1!
★ ★ ★ ★★
 PERFEITO

Quotes:


“Eu parecia o Homem de Plástico depois de consumir LSD”


“Ninguém no mundo consegue o que quer e isso é bonito”

“Afinal, para quê pensar por contra própria se outra pessoa pode pensar por você?”

“Você sabe que acabou com a sua vida quando o mundo todo se fecha e a única pessoa com quem você pode conversar é o seu software de agente de sistema."

{ 1 comentários... read them below or add one }

  1. Para mundo que eu quero descer ali na livraria!!!! Já tinha lido muito sobre o livro mas na verdade esta é a primeira resenha que eu leio e meu deus se tivesse dinheiro teria corrido para a livraria mais próxima assim que acabei essa resenha. O livro me ganhou a partir do momento q vc falou sobre as referências. Sou aficciobada por músuca de qualidade e "programas" doas anos 80. Ñ curto curto tv e tudo mais, mas naquela época yudo q se refere a anos atrás parece melhor e mais atraente. Pelo visto o livro é uma distopia, certo? Esse gênero nunca me cansa. Jurei q ñ ia comprar livros até a bienal, porém acabei de mudar de ideia. Obrigada por isso Cauan. Me lembre sempre de passar por aqui e obrigada pelo nova amizade, isso vai soar piegas mas ja me identifiquei contigo!! blogliterata.blogspot.com

    ResponderExcluir

- Copyright © 2013 Contracapa | Blog Literário - Shiroi - Powered by Blogger - Designed by Johanes Djogan -